Java provê um mecanismo especifico para gerenciar eventos inesperados durante o ciclo de codificação e execução de programas. Neste mecanismo, a ocorrência desses eventos é transmitida através de objetos. A hierarquia de classes é apresentada abaixo:
Os objetos para gerenciar os eventos inesperados são Error e Exception. RunTimeException é subclasse de Exception. Todos são subclasse de Throwable (algo como Lançável). Nesta superclasse está implementada a maioria dos métodos.(https://docs.oracle.com/javase/8/docs/api/java/lang/RuntimeException.html)
As instâncias de Throwable, ou de suas subclasses, são lançadas pelo comando throw. Caso seja necessário marcar que determinado método lança exceções, sua assinatura é seguida pela declaração throws Exception. Exception requer essa marcação, ou seja, se um método lança (throw) uma instância de Exception então ele e todos os métodos que o invocam (numa sequência de chamadas) devem ou ser marcados (com isso eles repassam a exceção para o método que o invocou), ou tratar a exceção. O tratamento de uma exceção consiste em tentar executar o método que lança a exceção (para "tentar", coloca-se a invocação do método dentro de um bloco try), caso alguma exceção seja lançada, capturá-la (com o comando catch), tratá-la (num bloco de comandos associado ao comando catch) e fazer uma "limpeza" com o comando finally.
Este é o blog de relacionamento com alunos de Fábio Nakano.
Desejo testar se esta mídia facilita a comunicação e aprendizado de conteúdo.
Gostaria que vocès dessem notas mais altas para posts que ajudaram mais a entender o assunto (e não por outro critério, por exemplo o melhor escrito ou o mais "bonito")
fabionakano at usp dot br
Prédio A1, segundo andar - Sala 204E
Caso precise do mapa do Campus:http://each.uspnet.usp.br/site/mapa.php
Siga-me por email preenchendo a caixa abaixo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário