domingo, 12 de março de 2017

Escopo e Indentação

Programas são constituídos por sequências de comandos. Comandos podem ser agrupados em blocos de código. Em Java (e em C também) blocos de código são delimitados por chaves:

{
    comando 1;
    comando 2;
    ....
    {
        comando3;
        comando 4;
        ....;
    }
    comando 5;
    comando 6;
    ....;
}

Blocos de código podem ser aninhados, como mostrado acima. Eles não podem ser intercalados, ou seja o bloco "de dentro" TEM que estar inteiramente "dentro" do bloco "de fora".

Blocos de código servem tanto para estruturar melhor o código quanto delimitar blocos que são ou não executados em função de comandos de desvio do fluxo de execução do programa (como if, switch, while,...)

Blocos também delimitam escopo de variáveis.

Post sobre escopo de variáveis

Post sobre variáveis "globais"

Para facilitar a leitura do código por programadores, costuma-se indentar (ou edentar) o código: Comandos no mesmo bloco são alinhados, sempre que se abre um novo bloco aumenta o recuo em alguns espaços ou em 1 tab e sempre que se fecha um bloco desfaz-se o recuo.

É importante que esse recuo seja feito ou somente com espaços ou somente com tab's, sistematicamente, para que a aparência não se "quebre" caso você use tab's que correspondam a 3 espaços e outro use tab's que correspondam a outra quantidade de espaços.

Em linguagens com Python, a indentação serve para delimitar os blocos de código.

Exemplo de código indentado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário