sábado, 14 de março de 2015

0.0.0.17.2 - Aula 3 - 12.03

- Ajuste no post Comece aqui: Na versão anterior do post, os links não funcionavam e a caixa de pesquisa nem sempre encontra posts contendo a palavra buscada mesmo que ela esteja lá. O post foi ajustado para exibir uma imagem simples e os links corretos, em html, no final.

- Olá Mundo no quadro.
  No post http://fabionakano.blogspot.com.br/2015/03/28-como-eu-comeco-escrever-um-programa.html explico minha estratégia para começar a codificar. Com o tempo, cada um de vocês terá a sua.

- Chamei um voluntário para escrever o Ola no quadro. Foi ok.

- Seguiram-se perguntas sobre public, static, main,... a resposta curta está em http://fabionakano.blogspot.com.br/2015/02/ola-mundo-explicado-linha-por-linha.html

mais sobre public e outros modificadores de acesso em http://fabionakano.blogspot.com.br/2015/02/000114-modificadores-de-acesso.html

mais sobre static em http://fabionakano.blogspot.com.br/2015/02/static-nao-significa-constante.html

mais sobre main em http://fabionakano.blogspot.com.br/2015/02/00010-metodos.html

mais sobre class em http://fabionakano.blogspot.com.br/2015/02/00011-objetos.html

A maioria deve ter notado que para entender os processos relacionados mesmo a um programa pequeno como Ola, é necessária muita teoria. Por outro lado, para digitar, compilar e executar o Ola, é necessário seguir com cuidado receitas (algoritmos) simples (desde que todos os passos dêem certo). Por experiência, instrutores de linguagens de programação sabem que ensinar antes a teoria e depois ir para a prática atrasa o aprendizado. Assim, ensina-se o necessário para que o aprendiz possa praticar por si próprio e ter suas dúvidas. Por isso a primeira aula é como neste blog.

- Variáveis:

Aproveitando a deixa do tipo String, que é o primeiro contato do aprendiz, Java é uma linguagem de tipagem forte http://fabionakano.blogspot.com.br/2015/02/java-e-uma-linguagem-de-tipagem-forte.html tudo relacionado a valores precisa ter o tipo declarado - é uma exigência da linguagem.

Sobre a tipagem, existem tipos primitivos de dados e tipos abstratos de dados. Os tipos primitivos são os tipos básicos providos pela linguagem: boolean, byte, char, int e double.
Em linguagens como C e Pascal, programadores podem definir seus próprios tipos, baseados nos tipos primitivos. Esses novos tipos são chamados tipos abstratos. O conceito de objeto engloba o conceito de tipos abstratos, assim, em linguagens orientadas a objetos, estes substituem (com vantagens) os tipos abstratos.

Variáveis são regiões de memória que armazenam valores de um determinado tipo. O programador informa o identificador que será usado para referenciar-se a cada região. Comandos como int a;
instruem o compilador para alocar uma região de memória para armazenar um inteiro que será referenciado no código pelo identificador a.

Variáveis do tipo boolean podem assumir os valores true ou false. Correspondem a um bit. A quantidade de memória usada para armazenar um boolean não é definida na especificação de Java, assim, a implementação é livre. Um aluno perguntou qual a utilidade de variáveis deste tipo. boolean é o tipo do resultado de qualquer operação relacional.

Resultados de operações relacionais são combinados por operadores lógicos relacionais E (&&), OU (||), NÃO (!).

Operadores bit a bit operam os bits dos inteiros. Eles são E (&), OU (|), NÃO (~), XOR (^). Um erro comum é crer que o operador ^ corresponde a elevar a uma potência.

Algumas linguagens permitem "misturar" operadores lógicos relacionais e operadores lógicos bit a bit. Eles são equivalentes apenas para números de um bit, assim, não convém misturar.

A aula terminou com um exemplo de uso de operações relacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário