O Capítulo I - Constatação Inicial cita leis brasileiras que regulam o ensino universitário, a reforma do ensino médio e faz comentários baseados em exemplos (sem citar fontes nem estudos estatísticos) com opiniões e conclusões. Concordo com algumas, discordo de outras.
Os Capítulos II, III e IV explicam técnicas de estudo e leitura (acredito que ou referenciadas ou aplicadas com sucesso pelo autor). São bons exemplos e servem como primeiro passo. É importante que cada um de nós desenvolva a sua própria pois são essenciais para fazer pesquisa científica.
Os Capítulos V, VI e VII lidam com pesquisa científica propriamente dita. Apresenta ligações para buscar explicações mais aprofundadas sobre metodologia científica (por que é assim, como se desenvolveu,...), como fazer pesquisa científica (por que é assim, como se desenvolveu,...),e como apresentar trabalhos científicos (por que é assim, como se desenvolveu,...)...
Na minha opinião, fornece uma (particular) visão geral do ambiente brasileiro e menciona as habilidades e formalidades relacionadas à pesquisa científica.
Assim que o estudante escolha em que direção aprofundar-se (por exemplo - escrita de projeto de pesquisa) deve complementar seu conhecimento com bibliografia mais detalhada.
BASTOS, Cleverson Leite - Aprendendo a Aprender: Introdução à
Metodologia Científica - 2004, Petrópolis RJ, Vozes, ISBN 85.326.0586-9.
Localizador na biblioteca EACH: 001.42 B327a
Este é o blog de relacionamento com alunos de Fábio Nakano.
Desejo testar se esta mídia facilita a comunicação e aprendizado de conteúdo.
Gostaria que vocès dessem notas mais altas para posts que ajudaram mais a entender o assunto (e não por outro critério, por exemplo o melhor escrito ou o mais "bonito")
fabionakano at usp dot br
Prédio A1, segundo andar - Sala 204E
Caso precise do mapa do Campus:http://each.uspnet.usp.br/site/mapa.php
Siga-me por email preenchendo a caixa abaixo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário