quinta-feira, 5 de março de 2015

0.6 - Terminal do Linux

Quando abro o terminal do Linux, ele está em /home/Fabio. Para saber isso use o comando pwd.

No Lin, arquivos, pastas, dispositivos, processos são representados no sistema de arquivos. Isso permite que se apresente ao usuário apenas uma pasta raiz (root) representada por barra (/) é a pasta raiz do volume de letra C. No exemplo, a pasta home está dentro da pasta raiz e a pasta Fabio dentro da pasta Users. A estrutura é organizada como uma árvores de pastas e arquivos.

Navega-se na árvore de pastas usando os comandos change directory (cd). Lista-se o conteúdo da pasta em que se está com o comado ls.

O símbolo especial ponto (.) representa a pasta corrente, o símbolo especial (..) representa a pasta que contém a pasta corrente (ou pasta pai ou pasta acima). Exemplos:

cd ..                             vai para a pasta de cima
cd /                              vai para a pasta raiz do volume corrente
cd usr                          vai para a pasta (filha) usr, se ela existir
cd ./usr                        vai para a pasta (filha) User, se ela existir
cd /home/Fabio            vai para a pasta \home\Fabio

Nas linhas de comando acima, o que vem depois do cd representa o caminho  na linguagem do terminal. É comum abusar da linguagem e usar apenas caminho para referir-se à sua representaçao.

Caso a representação do caminho comece com barra (/) o caminho é absoluto, ou completo pois ele está completamente especificado.
Caso o caminho comece de outra forma ele é relativo. Caso comece com um identificador, ele é relativo à pasta corrente. Caso comece com ./ também. Caso comece com ../ é relativo à pasta de cima.

Para ver a ajuda dos comandos use man ou info.

Para criar uma pasta: mkdir
Para remover uma pasta vazia: rmdir
Para copiar um arquivo: cp
Para remover um arquivo: rm
Para mover ou renomear uma pasta ou arquivo: mv

Notas:

Diferente do Win, no Lin, o terminal é pensado como uma tela e um teclado que se conectam com o Sistema Operacional. Para isso usa uma de várias linguagens de shell como bsd, csh, ksh, bash,... O terminal padrão do Ubuntu e variações usa bash.

A maioria dos terminais suporta cores.




Nenhum comentário:

Postar um comentário