Procedimentos e sua relação com funções matemáticas 2.
links citados durante a aula
Métodos na especificação da linguagem Java
Tutorial sobre métodos em Java
Executando uma função
Simplesmente incluir a definição de uma função no código não implica que a função será usada. Para usá-la, ela precisa ser "chamada". Para isto precisamos colocar o nome da função e seus parâmetros dentro de alguma função que seja executada - neste caso, em main.
public static void main (String[] args) { System.out.println ("ola"); double w=5.0; System.out.println (f(w)); /**/ }
Relembrando: a JVM executa um programa a partir do método main. No método acima, o primeiro comando executado é a chamada ao método println com parâmetro "ola". O comando seguinte é a declaração da variável w. O comando seguinte é a atribuição do valor 5.0 a w. Na terceira linha, faz-se como em expressões com parêntesis - executa-se primeiro o que está dentro. No caso: Recupera-se o valor contido em w, chama-se f, que retorna um valor, que é passado para println. Finalmente, executa-se println.
Como funciona a chamada da função?
Este ponto é chave: Quando executamos f(w), o valor de w é copiado para x e então executa-se o bloco de código que define f. No exemplo, w vale 5.0 então 5.0 é copiado para x e então executa-se return 5.0+0.5*x.
Ampliando o conceito
Podemos escrever funções a várias variáveis. No exemplo do taxi, o valor do quilometro muda de acordo com o horário e dia da semana. Na bandeira 1, que é usada de segunda a sábado das 6h às 20h, o valor do quilômetro é R$0.50; na bandeira 2, usada nos outros horários, o valor do quilômetro é R$1.00.
Notando a bandeira com a variável b, o valor da corrida agora é f(x,b), onde f(x,b)=5+0,5*x, se b==1 e f(x,b)=5+1,0*x, se b==2 . Você conseguiria ajustar o código anterior para fazer este novo cálculo?? Tente fazer e depois siga em frente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário