Programas Java sem estes comandos podem ser distribuídos em vários arquivos dentro de uma única pasta, por exemplo uma classe em cada arquivo (o que é o usual). As classes dentro da pasta podem usar umas as outras. Não haveria como distribuir programas em várias pastas sem os comandos package e import.
package informa que o arquivo pertence a determinado pacote.
Em geral package, quando existe, é o primeiro comando do arquivo (pode ser precedido de comentários, por exemplo um cabeçalho - comentários não são comandos).
Pacotes em Java correspondem a pastas no sistema de arquivos. Assim, requer que o nome da pasta que contém o arquivo seja igual ao nome do pacote declarado em package.
import informa que determinado pacote deve ser importado (pois contém uma ou mais classes que são usadas no arquivo).
O uso comum de import é: import java.util.io.* que informa que todas as classes do pacote java.util.io devem ser importados.
Algumas classes, como System e String são importadas automaticamente, logo seu arquivo não conterá algo como import java.System
Os métodos da classe Math podem ser usados sem import - é algo tolerado. São todos estáticos e podem ser usados com o operador . (ponto): Math.abs(...), Math.pow(...), ...
Java permite o comando static import java.Math, que importa o pacote Math e dispensa o uso do prefixo Math.
Tarefas:
Escrever exemplos de pacotes e usos.
Este é o blog de relacionamento com alunos de Fábio Nakano.
Desejo testar se esta mídia facilita a comunicação e aprendizado de conteúdo.
Gostaria que vocès dessem notas mais altas para posts que ajudaram mais a entender o assunto (e não por outro critério, por exemplo o melhor escrito ou o mais "bonito")
fabionakano at usp dot br
Prédio A1, segundo andar - Sala 204E
Caso precise do mapa do Campus:http://each.uspnet.usp.br/site/mapa.php
Siga-me por email preenchendo a caixa abaixo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário