"
Objetivos: Introduzir o aluno aos conceitos básicos de computação, lógica de programação e orientação a objetos.
Programa:Noções de organização de computadores, modelo de von Neumann, linguagens, interpretação e compilação, representação interna dos dados. Resolução de problemas e desenvolvimento de algoritmos, análise do problema, estratégias de solução, representação e documentação. Tipos de dados: escalares, arranjos, matrizes, cadeias de caracteres. Passagem de parâmetros. Linguagem de programação e transcrição de algoritmos. Paradigmas de linguagens de programação e introdução a uma linguagem de programação. Noções de orientação a objetos (classes, objetos, especificadores de acesso, construtores, interfaces, classes abstratas, herança e polimorfismo). Depuração e documentação de programas. Introdução a algoritmos de busca e ordenação. Manipulação de referências.
"
(extraído em fev. 2015)
Para muitos de vocês este é o primeiro curso de programação. O esperado é que vocês sejam usuários de computador (editem textos, naveguem na web,...). Sim, são vocês que devem ser maioria com uma minoria que fez curso técnico ou curso extracurricular, aprendeu na prática, trabalha na área ou está na n-ésima graduação.
A intenção é que vocês terminem esta disciplina com uma boa base em programação, que os torne capazes de executar um programa curto mentalmente e antecipar o resultado que o computador dará. É o sinal que você sabe o que cada instrução do programa faz e consequentemente é capaz de analisar, sintetizar e depurar tais programas. Com a experiência será capaz de fazê-lo com programas mais longos, reconhecerá padrões de código, aprenderá novas linguagens por si só, por analogia com as que já conhece.
O conteúdo é extenso, cheio de detalhes. Acredito que para esta disciplina a melhor forma de apender e fixar é exercitar: ir para a frente do computador e exercitar sobre o tema da aula. Por exemplo, se a aula foi sobre orientação a objetos, procurar exercícios sobre o tema e resolvê-los. Simplesmente reproduzir o que foi feito em aula raramente será suficiente.
Durante o semestre teremos pouco mais de 60h em sala de aula. É pouco tempo para muito conteúdo, assim, nenhum de nós pode se dar ao luxo de usar mal esse tempo - seria um desrespeito a todos nós. Assim, estude o conteúdo com antecedência, faça exercícios fora da sala de aula, venha aos plantões para esclarecer dúvidas, não desperdice o tempo de aula.
Acho insuficiente dedicar apenas o tempo da aula para o estudo desta disciplina. Para dizer a verdade, acho que durante o semestre você acabará dedicando, além da aula, muito mais que essas 60h.
Para que você comece a estudar/praticar o mais rápido possível, logo na primeira aula apresento seu primeiro programa. No blog passo instruções sobre como instalar os programas de que você precisará.
Não deixe passar dúvidas - elas se acumulam e em pouquíssimo tempo você não saberá do que a aula trata.
A entrega de tarefas, quando solicitada, deve ser feita através do tidia
Nenhum comentário:
Postar um comentário