terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

0.0.0.11.0 - Instanciação, construtores, destrutores e garbage collection

A instância de uma classe é criada em tempo de execução pelo comando new. Chamamos isso instanciação de um objeto e como é feito em tempo de execução, então o contexto é dinâmico.

new aloca a memória necessária para armazenar os atributos e invoca o construtor que lhe é passado, retornando a referência para o objeto. Em geral esta é armazenada em uma variável que é usada paraa cessar essa instância.

construtor é um método encarregado pela inicialização dos atributos. Em geral classes têm um ou mais construtores definidos pelo programador. Há casos em que os valores padrão dos atributos são satisfatórios e o programador não define nenhum construtor. Neste caso, Java "fornece" um construtor padrão.

destrutor é o método que finaliza as variáveis e de-aloca a memória. Java não permite destrutores. Ao invés disso, tem garbage collector - um programa que roda em paralelo aos outros e que detecta objetos "abandonados", destruindo-os. Logo, se a referência para a instância for "abandonada" seja pela modificação da variável, seja porque tenha se saído do escopo da variável, em algum momento a instância será destruída e a memória ocupada retornará para o pool de memória livre.

Tarefas:
    Escrever exemplos de instanciação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário