segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

0.0.0.4 - Dicionário Java

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Especificação da linguagem Java
Tutorial sobre operadores em Java

Introdução

Para aprender a Língua Portuguesa, além de experimentar bastante, usamos (principalmente) o dicionário e a gramática. O dicionário apresenta palavras e significados e a gramática apresenta regras para dispor as palavras e escrever sentenças corretas. Linguagens de programação também podem ser definidas e aprendidas dessa forma. Este é seu pequeno dicionário.
Em Java há as seguintes categorias de símbolos: palavras reservadas, operadores, sinais de pontuação, espaços em branco, comentários, literais e identificadores.Suas definições, estão no capítulo 3 da especificação da linguagem. Aqui são apresentados os elementos mínimos necessários.

           Lista de palavras reservadas 

       abstract   continue   for          new         switch

       assert     default    if           package     synchronized

       boolean    do         goto         private     this

       break      double     implements   protected   throw

       byte       else       import       public      throws

       case       enum       instanceof   return      transient

       catch      extends    int          short       try

       char       final      interface    static      void

       class      finally    long         strictfp    volatile

       const      float      native       super       while

  

       Lista de Operadores

       =   >   <   !   ~   ?   :

       ==  <=  >=  !=  &&  ||  ++  --

       +   -   *   /   &   |   ^   %   <<   >>   >>>

       +=  -=  *=  /=  &=  |=  ^=  %=  <<=  >>=  >>>=

  

       Sinais de pontuação

       (    )    {    }    [    ]    ;    ,    .

  
Os espaços_em_branco são espaço, tab e newline. Os comentários são: // texto ou /* texto */ ou /** texto */
Em geral números e nomes não constam do dicionário. Eles tem "regras" para serem formados e assim é em Java também.
Os literais básicos são números inteiros: DDDDD, nũmeros decimais DDDD.DDDD, caracteres 'x' e Strings "Isto é um String"
12345   // é um literal inteiro na base decimal 
12.45   /* é um double */ 
'c' /** é um caracter */ 
"12.45" /** é um String */ 

012345   // é um literal inteiro na base OCTAL 
0x1234   // é um literal inteiro na base HEXADECIMAL 
12,45   /* não é um double */ 
1.200,45   /* não é um double */ 
'12.45' /** não é um String */ 
'12.45' /** não é um caracter */ 
Identificadores são outras palavras que começam com uma letra seguida de zero ou mais letras ou números, ou underscore. Pela definição, identificadores não podem ser palavras reservadas nem conter espaços em branco ou operadores.
a   // é um identificador 
0a   // não é um identificador 
for         // não é um identificador 
enxada   // é um identificador 
Enxada   // é um identificador 
ENXADA   // é um identificador 
EnXaDa   // é um identificador 
En1X2a43Da44   // é um identificador 
forEnXaDa   // é um identificador 
for_EnXaDa   // é um identificador 
En1X2.a43Da44   // não é um identificador (são dois identificadores conectados por um operador)
Identificadores podem ser criados pelo programador para que representem elementos dentro do programa. Por exemplo, se queremos criar uma variável (em analogia às variáveis que usamos em matemática), precisamos dar-lhes nomes. Em linguagens de programação, esses nomes tem que ser identificadores.

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