quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

0.0.0.11.3.0 - Polimorfismo

Por exemplo, pode-se escrever um método de nome soma, que ao receber dois inteiros, retorna sua soma aritmética. Pode-se escrever no mesmo programa um outro método soma que ao receber duas cadeias de caracteres, retorna sua concatenação. no momento da invocação do método, ele parecerá um só, de nome soma e dois argumentos que quando aplicado a inteiros faz uma coisa, quando aplicado a cadeias de caracteres faz outra - aparentemente o método soma tem duas formas.

Codificar o exemplo.

Polimorfismo vem do grego: várias formas. Em programação orientada a objetos refere-se à possibilidade de escrever métodos de mesmo nome que podem ser aplicados a diferentes tipos de dados. Esses métodos podem executar comandos diferentes. Como fizemos no exemplo.

Esta forma de polimorfismo emprega sobrecarga de métodos (method overloading). Sobrecarregar significa escrever vários métodos com mesmo nome e argumentos diferentes. O compilador seleciona o método a aplicar de acordo com o tipo dos argumentos.

Sobrecarga de métodos é muito usada em construtores. Por exemplo o objeto String tem 15 construtores (2 deprecados) http://docs.oracle.com/javase/8/docs/api/java/lang/String.html

Tarefa:
    Escrever classes com métodos polimórficos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário